terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sibutramina?


A Sibutramina mata? Depois que começar a tomar esse remédio vou ter surtos psicóticos? Vou me tornar dependente? Mas afinal de contas o que é essa Sibutramina?

"Sibutramina é uma amina terciária que sofre desmetilação rápida ao ser ingerida por animais ou seres humanos e vem sendo usada para o tratamento da obesidade. A perda do radical metil origina o Metabólito 1, que é uma amina secundária. A seguir forma-se o Metabólito 2, que é uma amina primária e ambos com atividade farmacológica."

Complicou?

Depois de muito rodar pela internet em busca do que é a sibutramina, cheguei a seguinte (e mais simples) resposta: a sibutramina a principio era usada como antidepressivo (como assim antidepressivo?), porém foi observado sua eficácia na redução de apetite, o que auxilia no tratamento da obesidade. A partir dai começou a ser usada no tratamento de obesidade.

Em alguns sites diziam que a sibutramina além de causar saciedade e consequentemente a perda do apetite, também acelera o metabolismo... Mas não foram todos os sites que relataram isso.

A sibutramina é um medicamento de ação neurológica, para explicar melhor, achei essa figura no site da Folha.com onde mostra com mais clareza:


Os efeitos são variados e vai de cada organismo, li todos os tipos de relatos, até mesmo dizendo que não ouve nenhuma perda de apetite... Porém para a minha felicidade, nenhum relato de pessoa que tenha morrido por fazer uso contínuo do remédio.

Entre os efeitos colaterais, os mais comuns relatados são:

Boca seca;
Náusea;
Gosto estranho na boca;
Estômago irritado;
Constipação;
Insônia ou sonolência;
Tontura;
Dores menstruais, de cabeça e/ou articulações;

O mais importante é saber que ninguém deve fazer uso desse medicamento sem antes consultar um médico. A venda nas farmácias são feitas mediante a receita azul prescrita pelo médico.

6 comentários:

  1. eu\estou\tomando\esse\remedio\a\4\dias\ja\perdi\3\kls\mais\não\tomo\coma\acompanhada\de\um\médico\não\sinto\nada\de\diferente\tomo\uma\por\dia\de\manhã\de\15mg

    ResponderExcluir
  2. Eu tomo a 2 meses perdi 10 kg,tomo cuidado em relacao ao medicamento,e estou bem com o remedio e tb 15mg!

    ResponderExcluir
  3. Estou usando a 5 dias, não me pesei ainda, mas já me sinto mais disposta. Uso o de 15 mg e também faço caminhadas.

    ResponderExcluir
  4. Hoje é o primeiro dia que tomou só sitido um pouco de náuseas mais será com o passa do tempo essas náuseas passa

    ResponderExcluir
  5. Hoje é o primeiro dia que tomou só sitido um pouco de náuseas mais será com o passa do tempo essas náuseas passa

    ResponderExcluir
  6. Hoje é o primeiro dia que tomou só sitido um pouco de náuseas mais será com o passa do tempo essas náuseas passa

    ResponderExcluir